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1Tutorial Criando jogos em VB.NET - Colisão em Ter 25 Dez 2012, 16:29

Halt

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Nadaila escreveu:Vamos limitar o jogador dentro do form, para que ele não saia da borda.



Quando a tecla pressionada, altera o jogador para costas. Mas ele somente poderá mover para cima, se não estiver no topo do form.

Quando a tecla pressionada, altera o jogador para frente. Mas ele somente poderá mover para baixo, se não estiver no fim do form.


Quando a tecla pressionada, altera o jogador para esquerda. Mas ele somente poderá mover para a esquerda, se não estiver no começo do lado esquerdo do form.



Quando a tecla pressionada, altera o jogador para direita. Mas ele somente poderá mover para a direita, se não estiver no começo do lado direito do form.

Para eu conseguir explicar melhor, adicione esse código embaixo de DesenharImagem(Anim. Isto é para desenhar um retângulo com as mesmas proporções do personagem.



Ficará um retângulo azul em volta do personagem.



Esse retângulo é do personagem, ali estão suas posições, comprimento e altura. É com ele que realizamos a colisão com outro objeto.

Não precisa adicionar o código abaixo. Ele criará uma pequena linha no quadrado do personagem.



Perceba que o personagem é desenhado a partir daquela linha. Então não se esqueça, a coordenada não é definida pelos pés do personagem. Mas de onde a imagem é desenhada. Você terá que criar seu próprio sistema de coordenadas.

Volte para seu código, olhe no evento KeyDown a parte onde o personagem move para baixo.

Agora apague essa parte - (SpriteHeight + 40), dê um play e mova o personagem para baixo.



Perceba que o personagem sumiu.

Mas ele somente poderá se mover para a direita, se não estiver no fim do form. A altura do form é 377, enquanto a posição do personagem não for igual ou maior que 377, ele continuará se deslocando. Mas quando chega a 377, o personagem já está desenhado lá embaixo e não o vemos.

Por este motivo eu adicionei - (SpriteHeight+40) ou 104. Aqui você está dando a impressão de que o form é menor para que o personagem apareça.

Você deverá ir testando e fazendo os cálculos até chegar a um resultado satisfatório. Isso também vale para o lado direito - (SpriteWidth +10) ou 42.

Não tenho certeza se me expressei bem, o importante é que treinem e aprendam por si só.

Vamos adicionar uma rocha ao jogo.


Rock

Declare uma variável com o nome de Rock do tipo bitmap.



Inicializando Form_Load.
Não é preciso o uso do MakeTransparency pois o fundo da imagem já é transparente.



Coloque o código para desenhar a pedra logo abaixo de desenhar a Sprite. Aqui, vamos fazer a mesma coisa com o jogador, colocar um retângulo azul em volta.





No final do form, adicione uma function chamada Colision, ela verifica se um retângulo está dentro do outro.



Embaixo de DrawFPS, adicione o código abaixo para desenhar o estado da colisão, verdadeira ou falso.





Aqui não vou fazer um bloqueio na rocha, pois é como eu disse bem acima, crie um sistema de coordenadas. Desse modo você pode facilitar tudo.

Projeto Aula


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2Tutorial Re: Criando jogos em VB.NET - Colisão em Qui 27 Dez 2012, 12:25

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Eu to tentando baixar o projeto so que ven em .EXE ???

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3Tutorial Re: Criando jogos em VB.NET - Colisão em Qui 27 Dez 2012, 15:13

Halt

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Não, só os módulos e forms, creio eu.


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4Tutorial Re: Criando jogos em VB.NET - Colisão em Qui 27 Dez 2012, 16:41

~Geek'

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Quando eu clico no "projeto aula" pra baixar ae leva la pro 4shared depois aparece pro cara baixa um arquivo .EXE so que eu n baixei !!

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5Tutorial Re: Criando jogos em VB.NET - Colisão em Sex 28 Dez 2012, 11:52

Halt

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E porque não baixou? '-'


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