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1Tutorial Criando jogos em VB.NET - Class Bitmap em Ter 25 Dez 2012, 11:08

Halt

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Nadaila escreveu:Antes de iniciar na programação, vamos tentar entender o que é um Bitmap.
Do inglês, Bitmap, que significa mapa de bits. São imagens que contém a descrição
de cada pixel. Vamos analisar o desenho do A.



A imagem acima contém, 5 pixels horizontal e 7 na vertical.
Cada pixel (cada quadrado na imagem é um pixel) contém uma cor, representadas por RGB(Red, Green, Blue).

Eu ainda não sei o que é RGB.
RGB é um sistema de cores aditivo que representa a mistura de luz. O nome RGB é uma sigla formada das iniciais dos nomes de suas cores primárias Red, Green e Blue.
RGB é o sistema de cores usado por TV's, monitores, projetores e etc.

Pronto!, não precisamos saber mais isso é o suficiente.

Finalizando, o RGB são as cores primárias para computador. A partir delas temos todas as outras cores, os números de cor são de 0 até 255.

RGB(255, 0, 0) 'Retorna vermelho
RGB(0, 255, 0) 'Retorna verde
RGB(0, 0, 255) 'Retorna azul

RGB(0, 0, 0) 'Retorna preto
RGB(255, 255, 255) 'Retorna branco

O tamanho da imagem abaixo é :
X : 32
Y : 64



Agora aprenderemos a carregar as imagens na memória usando a classe Bitmap!

Abaixo temos o Object View (visualizador de objetos).
Única diferença aqui é que há mais cor na imagem.



A classe Bitmap tem vários tipos de construtores. Você irá usar dependendo da ocasião.

Os construtores que iremos trabalhar serão :

'Iniciando um Bitmap sem imagem, com o comprimento 300 e largura 300
Dim MinhaImagem As Bitmap = New Bitmap(300, 300)
Dim MinhaImagem As New Bitmap(300, 300)

Dim MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(300, 300)

'Iniciando um bitmap e carregando uma imagem
Public Imagem As Bitmap = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Public MinhaImagem As New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")

Public MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")

Depois de carregar as imagens, se necessário precisamos deixar apenas o desenho do personagem retirando o fundo preto, por este motivo eu uso sempre sprites transparentes. Pois não há a necessidade disso.



Para retirar as cores que não desejamos usamos.
MinhaImagem.MakeTransparent(Color.Black)



Com o que aprendemos aqui já podemos ir para a próxima etapa.
Desenhando as imagens com a classe graphics.


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