Arena RPG Maker
Olá, visitante!
Seja bem-vindo ao fórum Arena RPG Maker, caso queira aprender sobre criação de jogos, está no fórum certo. Esperamos que possa aprender tanto quanto possa nos ensinar aqui.

Atenciosamente,
Equipe Arena RPG Maker.
Arena RPG Maker

Estamos de volta o/ ... Ou não.Eu amo a -Dark
Doações para o fórum abertas, clique aqui e saiba mais.
Últimos assuntos
» Tileset Converter to MV
Sex 12 Maio 2017, 13:07 por Douggi

» [Dúvida] Como tirar a porcentagem de esquiva
Ter 09 Maio 2017, 22:15 por Neil Flame Runner

» Pack Resources, Sprites e etc
Qua 23 Dez 2015, 09:30 por raydengv

» Download RPG Maker 2003 + RTP em português
Ter 22 Dez 2015, 08:14 por ::KimMax::

» Fantasy Art Online
Dom 18 Out 2015, 16:42 por daviih123

» Você vai ter medo do Nerve gear?
Sab 25 Jul 2015, 16:02 por Kirito-kun

» O Barato é louco
Sab 27 Jun 2015, 15:26 por Halt

» Download RPG Maker 2000 + RTP em português
Qui 21 Maio 2015, 19:28 por Wismael

» Divulgando meu grupo e página do Facebook
Ter 19 Maio 2015, 13:06 por Halt

» Craftage Engine (Eclipse Origins totalmente modificado e sem bugs)
Seg 27 Abr 2015, 18:24 por pigot98

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Mapeamento Sombreamento de interiores em Dom 09 Jun 2013, 10:31

Halt

Administrador
Administrador
[Autor: Porco do transtorno]

Tags
Sombreamento interiores tutorial eventos técnica sombra sombras luzes iluminação porco transtorno

Este tutorial simples tem o objetivo de ensinar a você um método relativamente simples de iluminação de interiores, esta técnica não causa muito lag a não ser que o mapa seja enorme e um grande número de eventos seja usado.
Este método foi testado com até 200 eventos de iluminação sem causar lag em mapas 20x20, 17x13, 30x30 e 25x25.

1 Passo

Vamos começar criando um mapa simples do interior de uma casa, nada muito complicado, este é só um exemplo.

2 Passo

Vamos usar o seguinte charset de sombra e luz abaixo ( lembre-se de salvá-lo com um "$" no início do nome do arquivo:

Spoiler:

Agora vamos colocá-lo no mapa usando estas configurações:

3 Passo

Agora um efeito de sombra pode ser visto 2 tiles acima da posição original do evento, isso pode vir a calhar ao criar um evento de NPC que esteja embaixo da sombra.
Então vamos espalhar eventos de sombra usando o velho ctrl C + ctrl V de modo a harmonizar a sombra com os pontos de luz ( no caso, as janelas )

E o resultado será o efeito de sombra desejado.
Avisando que você provavelmente terá que testar e testar o jogo até conseguir ficar satisfeito com as posições das sombras.

4 Passo

Agora que já temos as sombras prontas, vamos adicionar os efeitos de luzes usando o mesmo charset nos pontos em que há luz saindo, no caso, as janelas da casa.

Agora os eventos irão fazer o resto, teste o jogo e modifique ao seu gosto até que chegue ao resultado desejado, o desse tutorial foi este:

Outros exemplos de mapas feitos com essa técnica.

Spoiler:
Spoiler:

Ei Convidado, sim você mesmo! Ajude o fórum à crescer postando coisas úteis, dê sugestões para melhorar-mos e divulgue o fórum.

Step inside, see the devil in I.

Gifts-
Fantasy - Fantasy - Fantasy - ~Razor - Darkmel

Zerei a internet
Ver perfil do usuário http://arenarpgmaker.eclipserpg.com

2Mapeamento Re: Sombreamento de interiores em Dom 09 Jun 2013, 11:34

LeonScottKennedy

Administrador
Administrador
Sempre quis saber como faz esses efeitos e esse ai ta show de bola. Se eu ainda utilizasse o RPG Maker, quem sabe eu até usasse. Essas coisas me dão uma nostalgia .-. quem sabe um dia kkkk. Por enquanto eu fico na vontade :D.

"Quando não houver mais espaço no inferno os mortos andaram na Terra" - Nem sei o autor :]
Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: