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1 Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 12:52

-Dark

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Criação e Variação de Casas

Conteúdo: Ensinamento
Engine: Rpg Maker VX/Ace
Créditos: Thefefex




Introdução

Fala galer"ONA" da Arena.
Vim falar um pouco sobre o mapeamento de casas, e como ensinar faze-las. Parece muito idiota não é? Não! Não é.
Aposto que muitos de vocês já jogaram jogos do maker, a história era aquela coisa deslumbrante, mas o mapeamento...
Eu mesmo já vi milhares de casas gigantescas em mapas pequenos ou até gigantes, coisa que não precisava de tanto.
Eu sei que o pessoal tenta fazer real quando cria casas imensas no mapa, ou minusculas. E é isso que irei ensina-los.
Primeiramente, quero que vocês vejam os dois exemplos, os dois não estão errados, mas gostaria que desse uma boa olhada

Spoiler:
O exemplo da esquerda está certo, mas não achas estranho. Uma casa tão minuscula e por dentro tão imenso?
Por lógica, uma casa com certeza, é maior que o personagem do maker. Mas essa dai não.
Ela deveria ter ao menos um tamanho a mais na parede.
E se criares uma casa desse formato, percebes que quando o personagem vai atravessar a porta, seu cabelo fica ultrapassando a parede.
"Mas poxa, isso é um detalhe quase invisível, ninguém perceberia". Não pense assim, se um percebeu outros perceberam.
Mas isso não vem ao caso. Esse é o estilo de casa que a "Enterbain" usa. Por isso não digo que está errado. Mas decida você mesmo.

O segundo exemplo a casa está mais coerente, como vejas, ela já é maior que o personagem, não só as paredes, mas os telhados também.
Isso torna melhor, mais bonito, e pode alcançar mais detalhes usando a segunda opção, além de janelas e portas.
Fugindo assim, dos tipos de casas que havia referido acima, que no caso são essas abaixo.

Spoiler:




Coerência

Agora usando o exemplo de casa com dois quadrados de parede.
Irei ensinar-los a diferença que faz alguns pequenos detalhes.
Digamos que não faz tanta diferença isso, mas se for pensar bem, nenhuma casa tem o telhado/teto do mesmo tamanho que a parede.
Isso se a o pedreiro seja bastante simétrico e criou uma casa perfeitamente quadrada [s](ou estava bebado e fez um casa com o teto menor que a parede)[/s].

Spoiler:

Nesse segundo exemplo com três quadrados de telhado, possibilita mais detalhes e melhor coerência fazendo assim, a casa de fora ter a parte interior maior.

Variação

Como no Rpg Maker Vx Ace, temos um novo tipo de telhado, porque não usar?

Spoiler:

Casas com telhado dessa maneira, é também mais bonito, da um ar "menos quadriculado" deixando um telhado horizontal.
É fácil a utilização desse Tile, não irei ensinar-los porque é mesmo fácil, só perceber onde colocar nos lugares certos e fim.
(Esse tipo de telhado é encontrado na 3 barra "TileC" do Tile Exterior, ele não é possível colocar chaminés em formato de tile. Assim necessitando de eventos como tile).
Spoiler:
[img width=617 height=500][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Outro tipo de variação, são as casas de dois andares, muito conhecidas pelos bares com moradores no segundo andar, e hotéis com quartos também no segundo andar.

Spoiler:

Na primeira imagem, você vê o jeito certo, e o errado. Ou na verdade, o jeito feio e o bonito.
Não há nada de errado nela, porém não é muito atrativo e ocupa muito espaço do mapa por ser o segundo andar.
Massss.... É muito mais coerente e como eu já havia dito, muito melhor pra trabalhar os detalhes.

O segundo, é bonito, não está "Totalmente" errado, pois você pode ter salas com paredes enormes, e no segundo andar quartos com paredes pequenas e tetos mais rebaixados.

Exemplos

Você também pode usar o outro tipo de telhado, fazendo uma variação maior e mesclando o quadrado com o horizontal, como nos exemplos abaixo.

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:



Encerrando

Bom galera, esse é o Final do meu tutorial, espero que tenham gostado, e que suas casas fiquem muito melhor e mais variadas e tirado aquele ar de "quadrilocular" e simetria. Qualquer crítica faz melhor! (brincadeira!) ou pergunta, pode dizer que responderei o mais breve possível.
Até mais!



Última edição por Dark4000 em Seg 14 Jan 2013, 16:07, editado 1 vez(es)


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2 Re: Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 14:21

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Bom tutorial, porém há vários erros de BBC, favor concertá-los.
E também, credite o autor original do tutorial.


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3 Re: Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 14:43

-Dark

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Os créditos estão no inicio. O que é BBC? .-.


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4 Re: Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 14:52

Halt

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([img], [color] por exemplo são tags BBC)


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5 Re: Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 16:07

-Dark

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Concertei.


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6 Re: Criação e Variação de Casas em Seg 14 Jan 2013, 19:06

Soreto

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Tutorial legal, eu mesmo tenho sérios problemas com mapeamento kkkkk


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